Post Image
mar 11, 2022

“Miramar a Cuidar da Ucrânia” - Fazer o que tem de ser feito


Orientar uma geração para a paz foi o mote de partida para o projeto GENERATION PEACE!

Ensinar a não ficar indiferente pode passar, simplesmente, por incutir e trabalhar a competência de “fazer o que tem de ser feito”. Há quem lhe chame também responsabilidade, consciência, no limite, EMPATIA!

Se olharmos para os 3 dias, apenas, da nossa campanha “Miramar a Cuidar da Ucrânia”, não encontramos outra explicação que não esta. Empatia! É certo que a informação diária nos faz chegar este, outrora, longínquo país, muito perto. E se fôssemos nós, as nossas famílias, a nossa escola, a nossa comunidade? Cada vida humana que se perca numa guerra, é toda uma humanidade que é atingida.

E, assim, fizemos o que tem de ser feito. Todos, de alguma forma, deram o seu contributo e a quantidade de donativos foi crescendo, hora a hora. De tudo um pouco se juntou, o pedido e o não pedido, em consonância com a dor, a tristeza, a revolta, a solidariedade de cada um de nós. As fitas azuis e amarelas que recordam o dia em que nos vestimos com as cores da Ucrânia voam agora presas na entrada do colégio. Relembram-nos da guerra pela liberdade.

Os nossos alunos perceberam que, em certos momentos da vida, não há que pensar muito, há, tão somente, que arregaçar as mangas e fazer o que tem de ser feito.

A primeira lição para esta GENERATION PEACE! está dada.




Galeria