Post Image
jan 05, 2024

Concurso "Presépios Entremãos"


Na passada quadra natalícia, o Colégio Miramar deu "pontapé de saída" ao desafio do concurso "Presépios Entremãos". Um desafio dirigido às famílias dos 5.º e 6.º anos, no qual a originalidade aliada à utilização de recursos recicláveis foram sugeridas como estratégias.

A resposta das famílias dos alunos Colégio Miramar foi massiva e de estonteante criatividade e empenho. A eleição dos três vencedores, nada fácil, pois na realidade, muitos primeiros, segundos e terceiros lugares fariam sentido. No entanto, após deliberação de um júri constituído por 6 professores de diferentes áreas, conhecemos os nossos vencedores. 

O primeiro lugar foi atribuído à nossa aluna Alícia Abel, do 5.º D e o segundo lugar à nossa aluna Gabriela Figueiredo, do 5º F, tendo o terceiro lugar ficado para o nosso aluno Nuno Valério, do 6º B. 

A Alícia, vencedora do primeiro prémio, partilhou-nos que a inspiração do seu presépio foi a natureza. A aventura com a mãe passou pela recolha de base de tronco, pinhas e folhas. Também uma caixa de ovos e cartolina possibilitou fazer o berço de Jesus. Plumas criadas a partir de ramos e flores da natureza enfeitaram as vestes de Maria e José. Os retoques finais da nossa vencedora “pintados” de muita diversão e empenho.

A Gabriela ocupou o segundo lugar do pódio. O seu presépio contou com muito engenho e arte. Jornal, madeira e cartão, ergueram um pomposo presépio, onde   inicialmente, mãe e filha haviam decidido representar apenas Maria, José e Jesus. O entusiasmo tomou conta e, não tarde, decidiram criar com perícia e minúcia pequenos e grandes rolinhos, necessários na elaboração dos animais, companhia do célebre nascimento.

O Nuno Valério do 6.º B guardará na memória o longo sábado em que a irmã mais velha o ajudou a construir o presépio que lhe valeu o 3.º lugar. Cartão, pinhas, tecidos, colheres de madeira descartáveis, caixa de ovos, arame, algodão e muita dedicação foram os ingredientes indispensáveis para estes irmãos unirem esforços e desafiarem a imaginação. O resultado? Um presépio original que impressionou o júri e que fará, certamente, parte do baú de memórias desta família!


Galeria