Post Image
fev 07, 2024

Parlamento dos Jovens 2024


O Colégio Miramar participa na iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Bancos (APB) de promoção de Literacia Financeira junto dos mais jovens, assim através do programa No Banco da Minha Escola , os alunos do 9.º ano, participaram na segunda sessão integrada na disciplina Cidadania e Desenvolvimento.

O projeto divide-se em três sessões, onde um voluntário dos Bancos Associados da APB, se desloca à escola para dinamizar workshops.

O primeiro decorreu em Dezembro, sob o tema "Planeamento e Gestão do Orçamento Familiar (Despesa vs. Rendimento)", o segundo, no passado dia 06 de fevereiro com a temática "O sistema financeiro e os produtos financeiros básicos (Crédito, Depósitos, Pagamentos, Seguros)" e o terceiro terá lugar no decorrer do último período escolar do ano letivo de 2023-2024, com o nome "Prevenir a Fraude Online (os tipos de fraude que existem e os cuidados a ter na utilização dos canais digitais)".

O Programa Parlamento dos Jovens, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

Pelo segundo ano consecutivo o Colégio Miramar abraçou a iniciativa, com os alunos do ensino secundário.

O tema de 2024 é "Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa".

Este ano estiveram envolvidos cerca de 60 alunos que se distribuíram em 6 listas e organização da iniciativa, coordenados pela professora de Economia A.

Após as eleições estão encontrados os dez representantes do Colégio Miramar na sessão regional que irá decorrer entre 26/02 e 19/03/2024 que irão apresentar as medidas:


  • Proposta para uma nova tipologia ao acesso ao ensino superior onde serão valorizadas as atividades extracurriculares, voluntariado e  sociedade.
  • Garantir voz dos jovens nas Assembleias Municipais através de grupos de jovens representativos dos 15 aos 23 anos sem necessidade de filiação partidária.
  • Inclusão de atividades práticas curriculares de competências para a vida quotidiana adulta, na educação formal. 


Neste momento estamos a trabalhar para fundamentar e sustentar as medidas,


Certos de que os nossos alunos apresentarão um excelente trabalho e que não poderíamos estar maio orgulhosos.