Post Image
nov 09, 2018

Sou (cidadão) 3D


«Sou (cidadão) 3D» é um projeto que surge da importância do tema Cidadania, enquanto processo educativo, que visa contribuir para a formação de jovens responsáveis, autónomos, solidários, exercendo os seus direitos e deveres, sempre e com base no respeito pelo próximo, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo. Entendemos, por isso, que a escola constitui um importante contexto para o exercício da cidadania, por nela se refletirem preocupações transversais à sociedade.
Neste sentido, é nossa intenção, razão da escolha do nome do projeto, explorar as três dimensões, como sendo nacional, europeia e global, envolvendo os alunos nas diversas iniciativas planificadas, com efeito no presente ano letivo.
No dia 5 de novembro, a nossa escola acolheu o deputado Dr. Fernando Negrão que, deste modo, motivou os alunos do 9.º ano e ensino secundário para esta temática, tendo sido primordial a abordagem do tema mencionado, uma vez relacionado com a educação para a cidadania democrática centrada, essencialmente, nos direitos e nas responsabilidades democráticos e na participação ativa nas esferas cívica, política, social, económica, jurídica e cultural da sociedade.
Assim, destacando a dimensão europeia, alunos da turma A do 9.º ano do Colégio Miramar deslocar-se-ão ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, em janeiro de 2019, criando-lhes a possibilidade de contactarem in loco com a instituição da União Europeia, estimularem a argúcia dos alunos face ao trabalho desenvolvido pelo Parlamento Europeu, reforçarem a consciência de uma cidadania europeia e potenciarem a descoberta de outras culturas e tradições.





Galeria